segunda-feira, 18 de maio de 2015

Artista multivisual Elioenai Gomes lança Exposição “KOLOFÉ”



Kolofé – Um caminho de expansão Afro Cultural é o título da exposição de telas do artista multivisual paraibano Elioenai Gomes, que será aberta ao público no próximo dia 30 de maio na Galeria da Ladeira, a partir das 16h30min, e contará com projeção do registro fotográfico de Gustavo Moura, exibição do curta-metragem Kolofé do cineasta Thomas Freitas, além de performances afro com o grupo OBÍ e a 5A Cia de Dança e do encerramento da quizomba com apresentação do grupo Raízes.

A mostra reúne 17 telas produzidas nas ruas do centro histórico de João Pessoa entre os dias 09 e 15 de março de 2015, "são obras que resgatam a memória dos anônimos da nossa história, a mão de obra escrava utilizada nas construções dos  casarões, praças, igrejas, ruas e monumentos. Relacionando esta ancestralidade com as divindades do panteão africano, interligando a fé como força de resistência entre todos escravizados.", enfatiza o artista.
Kolofé significa benção em Iorubá, e é com esse sentimento de referenciar a herança cultural negra que o projeto KOLOFÉ – Um caminho de expansão Afro Cultural, realizado em parceria com a ONG Maracá Cidadania, foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras, patrocinado pela Petrobrás, com realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Cultura. O 3º Prêmio Afro (premioafro.org) contemplou expressões artísticas de estética negra nos segmentos de dança, artes visuais, teatro e música nas cinco regiões do Brasil. Este projeto de artes visuais fora selecionado pela região Nordeste, sendo o único representante da Paraíba entre os 20 vencedoras.
O artista há 10 anos é morador do Centro Histórico e gestor cultural do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, espaço de fomentos sócio/didático/culturais onde utiliza a arte como principal ferramenta de transformação do ser humano, desenvolvendo ações afirmativas humanizadas pela melhor qualidade de vida no Varadouro, em João pessoa e no mundo. Em sua trajetória artística de três décadas, já realizou inúmeras exposições individuais, coletivas e instalações no Estado, no Brasil e também no exterior.

Elioenai Gomes
expõe
KOLOFÉ - Um caminho de expansão Afro Cultural


Galeria da Ladeira
Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
R. Ladeira da Borborema, 101, Varadouro
31 de maio a 08 de julho
Visitas:
segunda a sexta das 9h às 17h
sábados das 9h às 12h


Celebração de abertura
dia 30 de maio
das 16h30 às 22h00



Serviço:
O que? “Kolofé - Um caminho de expansão Afro Cultural”
Exposição de telas de Elioenai Gomes + projeção do registro fotográfico de Gustavo Moura + lançamento do curta Kolofé de Thomas Freitas + apresentações dos grupos Raízes, OBÍ e 5A CIA de Dança.
Quando? Dia 30 de maio de 2015
Hora? Das 16h30 às 22h00
Onde? Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - Ladeira da Borborema, 101
Quanto? Gratuito!


Álbum de fotos da primeira etapa do projeto:


Teaser do projeto: https://vimeo.com/127951706



Contatos:
Rosana Pinto > (83) 8892-7520
Vivian Maitê > (83) 9640-9331
Gabriel Moura > (83) 9800-4677

Nenhum comentário:

Postar um comentário