quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AUTO DOS ORIXÁS 2013 - 20 de novembro (quarta) às 19h no Ponto de Cem Réis



O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes celebra na próxima quarta feira (20/11 - 19h), Dia da Consciência Negra, mais uma edição do espetáculo Auto dos Orixás, um ato público em formato de espetáculo que tem um objetivo maior de enfrentamento contra a intolerância religiosa e a todos os tipos de preconceito, sobretudo direcionados à cultura afrobrasileira.

Com direção e roteiro do artista visual e gestor cultural Elioenai Gomes, o espetáculo este ano conta a influência dos quatro elementos da natureza em diversas culturas antigas do planeta e aborda o sincretismo como fio condutor. “buscamos mostrar onde se situam os orixás em outras culturas do mundo” afirma o diretor.

Os bailarinos e integrantes passaram por diversas oficinas e laboratórios de dança afro, com Adélia Gomes, teatro com Jocerlan Silva, além de vivências com os quatro elementos com Carol Marques, entre outros profissionais envolvidos no processo. Essas atividades ofereceram subsídio para a construção coletiva das coreografias, onde a expansão de cada bailarino é o principal, buscando em si a energia para representar cada personagem. “A construção do espetáculo se dá em um processo de inclusão e integração, não somente com bailarinos profissionais, com participação de outros integrantes que tem a oportunidade de vivenciar, de forma didática, a cultura afrobrasileira sem necessariamente serem da religião” ponderou Elioenai.

O figurino de Elioenai Gomes foi inspirado nas pinturas de Carybé, artista reconhecido no Brasil e no exterior como um dos principais difusores da cultura afrobrasileira no mundo, que através de suas obras retratou o cotidiano dos terreiros de candomblé da Bahia, berço da religião no Brasil.
Este ano o espetáculo tem participação especial do Coral Voz Ativa, que apresentará as rezas cantadas da Umbanda e Candomblé durante todo o espetáculo, além da bela voz do solista Jhonny Everton nos cantos em iorubá. O Grupo Raízes participa com seus cantos e batuques  e convida bailarinos da Tribo Indígena Pele Vermelha.

Participam do espetáculo Elioenai Gomes, Ativa Adélia Gomes, Jocerlan Silva, Carol Marques Danylo Aguiar,  Abayomi Rafael, Tutu Carvalho, Cely Sousa, Luciana Gomes, Karoline Aulálio, Onirê  Rabay, Laís Almeida, Neiry Carla, Márcia Bezerra, Fernando Bernardo, Patrícia Brasileiro, Ana Patrícia Lira, Bianca Meireles, Juliana Batista, Lucivan Laranjeira, entre outros convidados especiais.
O Auto dos Orixás 2013 tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba, o FIC Augusto dos Anjos, e acontecerá às 19h, no Ponto de Cem Reis, na capital paraibana. A participação do público é gratuita. Informações pelo telefone 87309629/ 88040786 ou pelo site www.ateliemulticultural.com.br 


Obra de Elioenai Gomes representa a essência do AUTO DOS ORIXÁS

Nenhum comentário:

Postar um comentário