terça-feira, 22 de outubro de 2013

Lançamento da Coletânea Music From Paraíba acontecerá no Ateliê Multicultural domingo, dia 10/11 com ENTRADA FRANCA


COLETÂNEA PARAIBANA SERÁ DIVULGADA NA MAIOR FEIRA DE MÚSICA DO MUNDO

Forró, rock, samba, jazz e outros ritmos são os destaque da coletânea “Music From Paraíba”, CD produzido pelo Governo do Estado, por meio da FundaçãoEspaço Cultural da Paraíba (Funesc), que será apresentado na Feira World Music Expo (WOMEX), considerada a maior convenção internacional de música. O evento acontece de 23 a 28 deste mês, em Cardiff, capital do País de Gales.

Em novembro, Music From Paraíba terá festa de lançamento. A data será dia 10, um domingo, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, na Ladeira da Borborema, Centro de João Pessoa. Estão escalados Sex on The Beach, Sandra Belê, Furmiga Dub e o Sonora Samba Groove, que volta a amassar a lataria com formação levemente modificada.
Cerca de mil cópias da Music From Paraíba serão distribuídas entre os 2.800 delegados de 90 países, 350 jornalistas e artistas que confirmaram presença no evento. Para auxiliar a divulgação entre os profissionais da área, o encarte do CD traz os contatos de cada artista do projeto, com e-mail, telefone e site. Finalizado recentemente, o trabalho reúne 20 cancões de artistas paraibanos e será lançado, na Paraíba, no mês de novembro. A arte da coletânea é do ilustrador paraibano Chico Shiko .

O coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa, destaca que essa é uma oportunidade de mostrar a música paraibana ao mundo, já que profissionais de toda cadeia produtiva musical participam da feira. “A nossa participação tem como principal foco criar uma plataforma inédita para exportação da música paraibana. Existe um grande interesse pela nova música brasileira, em especial a nordestina”, destaca Arthur.

O presidente da Funesc, Lau Siqueira, enfatiza que o material traz uma representação diversificada e de qualidade da música paraibana, que valoriza suas raízes, inovações e potencial artístico. “O projeto Music From Paraíba coloca na vitrine da música mundial, não apenas a música paraibana contemporânea, mas toda uma história musical de influências universais e tradições rítmicas de singularidade absoluta que passam por Sivuca, Jackson do Pandeiro e outros grandes artistas. Na verdade, temos uma imensa expectativa quanto ao lançamento do CD, mas sobretudo temos a convicção que estamos encaminhando para a Feira de Música um produto que representa, com qualidade, a diversidade musical do Estado, com potencial de mercado e com bagagem estética”, avaliou.

Com o intuito de fomentar a produção cultural paraibana, a Funesc está trabalhando com a realização de editais, o que possibilita a participação de todos os artistas interessados nas oportunidades oferecidas pela Fundação. Além da música, foram publicados editais nas áreas de audiovisual, o Curtas PB na Tela, e na área de artes visuais foi lançado o edital de ocupação da Galeria Archidy Picado.

Music From Paraíba - A coletânea foi selecionada por uma comissão julgadora escolhida pela Funesc, formada por Arthur Pessoa, Toninho Borbo (Gerência de Música da Secult-PB) e Hipólito Lucena (Conselho Estadual de Cultura da Paraíba). O grupo levou em consideração critérios como a qualidade estética, pertinência artística, potencial para circulação no mercado internacional e currículo do artista.

De um total de 57 inscrições e mais de 500 trabalhos enviados, 20 artistas foram selecionados pelo edital de música lançado, neste ano, pela Funesc. A seleção representa um apanhado da produção musical estadual, com as mais variadas características e influências.
CONFIRA OS ARTISTAS E AS MÚSICAS

Baião de Três - 'Baião Bravo'
Clã Brasil - 'Ta no sangue'
Beto Preah Parahyba - 'O Brasil vive em mim'
Os Gonzagas - 'Deixa o vento levar'
Socorro Lira – ‘Delicado’
Brasis – ‘Tupi e Oruki’
Paulo Ró – ‘Na Força da Lua’
Sandra Belê – ‘Manacá’
Sonora Sambagroove – ‘Meninos’
La Gambiaja - 'Coco truncado'
Seu Pereira e Coletivo 401 – ‘Papai mamãe’
Burro Morto – ‘Foda do futuro’
Nectar do Groove – ‘Rosa’
Armazém da Melodia Incompleta – ‘Pernoite’
Sex on The Beach – ‘2 oz. vodka’
Furmiga Dub – ‘Tudim evoluido’
Hazamat – ‘Nossa voz’
Grandphone Vancouver – ‘Miss me’
Rieg – ‘Postmodern funkatron’

Nenhum comentário:

Postar um comentário