terça-feira, 2 de julho de 2013

Luz de Candeeiro - sábado 06/07 - 18h


O Ateliê Multicultural tem a alegria de convidar a todas e todos para uma noite de muito forró no projeto Luz de Candeeiro que traz duas atrações de peso para não deixar o gostinho dos festejos juninos sair da nossa boca. O arrastapé acontecerá neste sábado 06/07 a partir das 18h com os grupos Os Fulano e Os Três do Norte.


Formado em 1981, Os Três do Norte demonstra a força do forró da Paraíba em seus 32 anos de existência e resistência musical. Formado por Lourenço Molla no acordeon, Milton Lima no triângulo e vocal e a voz marcante de Tisiu da Paraíba que complementa o trio com sua zabumba e nos conduz a uma viagem no tempo pela semelhança de timbre com Luiz Gonzaga. 
O Repertório inspirado nos clássicos mestres do cancioneiro popular apresenta xotes e baiões do Rei Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Os três do nordeste, Pinto do Acordeon, Dominguinhos entre outros. O grupo, que em se prepara para entrar em estúdio para gravação das composições autorais, preparou composições de Lourenço Molla para apresentar no Luz de Candeeiro, tais como o xote “Abelhinha” e o baião “A fim de namorar”.


O grupo Os fulano surgiu na cidade de Santa Rita, em 2009, quando três irmãos no terreiro de festa da casa do avô descobrem a sanfona, o forró e a cantoria nordestina. Bebendo da fonte do côco, do xote, xaxado, marcha e baião, influenciado pela música “jacksoriana”, “gonzagueana” e de outros mestres. Os fulano traz uma proposta de difusão da cultura popular traduzindo na essência da poesia que canta e conta a história do povo. Do terreiro ao palco, o grupo desenvolve sua arte carregada de elementos que cultivam a identidade das festas, da roda de viola e do forrobodó. Eventualmente, além do tradicional formato de trio de forró, Os fulano abraça o som de outros instrumentos, como: o pandeiro, o pífano e percussão cabaçal, ou cavaquinho.
O público é sempre convidado a fazer parte da folia que coroa o nordeste e a música paraibana: dançando, cantando, sendo participante da festa. Desde 2011, em sua nova formação, Os fulano é composto por dois irmãos, Lucas Dan e Thiago Melo,um amigo da família, Betinho Lucena
O Luz de Candeeiro acontece no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, Varadouro (Centro Histórico), com ingressos no valor de R$12.  Informações pelos telefones 88040786 e 87309629.

Nenhum comentário:

Postar um comentário