segunda-feira, 6 de maio de 2013

Luz de Candeeiro - SÁBADO 11/05 - 17h



O projeto Luz de Candeeiro será realizado neste próximo final de semana com novas atrações e novo formato. O evento foi reestruturado a pedido dos forrozeiros para proporcionar um melhor aproveitamento das atrações e das horas de arrasta-pé, que serão apresentadas em novo dia e horário: sábado, a partir das 17h.
Outro bom motivo para comemorar as mudanças é a aproximação das atrações de cultura popular, folguedos e danças de roda, que ganharão espaço junto ao autêntico forró paraibano celebrado com os melhores grupos, sanfonas, zabumbas e triângulos.


 A abertura ficará por conta do Cavalo Marinho Maracaboi, que trará para o palco do Ateliê Multicultural, os personagens e encantados da cultura popular. A brincadeira do Cavalo Marinho foi criado no Nordeste e espalhado pelo Brasil ainda no século XVIII, e retrata as brincadeiras dos engenhos de cana de açúcar e fazendas de gado, no litoral. Na Paraíba, a brincadeira foi descrito pela primeira vez em 1902, sendo seu primeiro registro sonoro captado nas missões folclóricas de Mário de Andrade. O Estado conta com a representação de grandes mestres como o Cavalo Marinho como o Mestre Zequinha e o Cavalo Marinho infantil do Mestre João do Boi.
 

Os candeeiros serão acessos às 18h, quando o forró esquenta o salão ao som do grupo paraibano Os Fulano, que se apresenta pela primeira vez no projeto. O grupo surgiu em 2009 na cidade de Santa Rita, quando três irmãos descobrem, no terreiro do seu avô, a sanfona, o forró e a cantoria nordestina. Bebendo forte no coco, xaxado e baião, os integrantes Lucas Dan, Thiago Melo e Betinho Lucena abraçam o som do pandeiro, pífano e percussão cabaçal para traduzir a essência da poesia que canta a história do nosso povo.


A grande atração da noite é o grupo considerado revelação do forró paraibano no último ano. Os Gonzagas apresentam um repertório de músicas autorais, e releituras de grandes clássicos, misturados à pegada brasileira contemporânea que já é marca do grupo. Na sua formação, os irmãos Luiz Gonzaga (voz/guitarra) e Yuri Gonzaga (voz/sanfoa) e os amigos Daniel Costa (zabumba), Felipe Alcântara (voz/percussão), Hugo Leonardo (baixo), Carlos Henrique (sanfona) e Caio Bruno (bateria).

Depois de circular pelos palcos de toda a Paraíba, programas de TV e rádio, o grupo foi contemplado com a inserção da música de trabalho “Deixa o Vento Levar” no disco “Music from Paraíba” promovido pela FUNESC e retorna aos palcos do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes para apresentar os frutos desse trabalho de valorização do autêntico forró paraibano.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo preço de 12 reais na portaria do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, que fica na Ladeira da Borborema, 101, Varadouro (Centro Histórico). Mais informações pelos telefones 87309629 e 88040786. 


Um comentário:

  1. ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abraço... de mdf
    artesanato
    faça-nos uma visitaWWW.CENTRALCAIXAS.COM

    ResponderExcluir