terça-feira, 19 de março de 2013

LUZ DE CANDEEIRO 2013 - sexta 22/03 - 21h




O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes retoma, nesta sexta feira, as atividades do Programa de Eventos Culturais que tem como objetivo a promoção e integração dos artistas locais, moradores e artistas de outros estados. No ano de 2012 foram realizados 29 eventos culturais distribuídos em três principais projetos já consolidados junto ao público de João Pessoa. Casa de Bamba, Baile Afro e Luz de Candeeiro são produtos criativos desenvolvidos no Ateliê Multicultural como estratégia de sustentabilidade e inclusão de profissionais e artistas na cadeia produtiva da cultura e do turismo no Centro Histórico da capital. 

Na próxima sexta feira será aberta a temporada 2013 do Luz de Candeeiro, o forró nosso de cada dia, que promoverá um intercambio entre Paraíba e o estado vizinho Pernambuco. Os encontros entre artistas dos dois estados são recorrentes nos eventos culturais da casa, como forma de reafirmar as semelhanças e fortalecer a cultura e os artistas nordestinos. 


Para esta edição, o grupo paraibano Chameguinho do Forró se apresenta com composições autorais e os clássicos do forró tradicional, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José, entre outros.  Pela segunda vez no Luz de Candeeiro, o grupo conta com uma trajetória de 21 anos de carreira e 7 cds gravados, dentre eles destaca-se o volume 05 composto somente por músicas autorais. Chameguinho do Forró é formado por Well da Paraíba (acordeon), Carlinhos Musquito (Zabumba) e Gilberto Lima (triângulo). 


Da cidade de Olinda, o Forró na Caixa é um grupo musical de rabeca que tem o forró como principal elemento, mas que se expande e ultrapassa o universo do "violino rústico" (forró, cavalo-marinho, baião, rasta-pé e frevo) adentrando no ambiente do coco de improviso com a pegada do ilú, bombo e maracás. O projeto surgiu no ano passado, como uma "brincadeira séria" no Xinxim da Baiana, a partir dos encontros entre os rabequeiros Murilo Silva (Trio Só Nós Três) e Thiago Martins (Sagaranna) acompanhados pelos percussionistas Ju Valença, Rodrigo Felix e Frank Sósthenes. Aos poucos foi se tornando um grupo, mais pela força do público, do que intenção de seus integrantes. Hoje, o Forró na Caixa já tem a experiência de participado de projetos e eventos como: "Cultura Livre Nas Feiras"/FUNDARPE, Sambada de São Cosme e Damião, Forró no Virgulino e festas no Xinxim da Baiana. 

O evento terá início às 21h e os ingressos podem ser adquiridos na portaria do Ateliê Multicultural ao preço de R$12. Mais informações pelos telefones 88030786 e 87309629.

Nenhum comentário:

Postar um comentário