terça-feira, 6 de novembro de 2012

AUTO dos ORIXÁS - 20 de novembro no Ponto de Cem Réis - 19h



O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes celebra a Consciência Negra no mês de novembro e mais uma vez realiza o Auto dos Orixás, no próximo dia 20. O espetáculo de dança e percussão afro conta a formação do povo brasileiro, a chegada dos negros africanos e seu encontro com os indígenas nativos brasileiros.

O auto dos Orixás é uma ação afirmativa para visibilidade e valorização da cultura afrobrasileira e indígena, reconhecendo sua importância para a formação identitária do nosso povo, expressa em sua religiosidade, musicalidade e costumes.

O roteiro, de Elioenai Gomes, reconta nossa história a partir do ritual de passagem de uma jovem indígena, que na fase adulta tem permissão de enxergar o mundo com seus próprios olhos. O encontro com o negro e a mistura das etnias possibilitou a resistência desses povos, bem como o sincretismo de suas crenças a partir das semelhanças existentes, presentes na espiritualidade e na relação com a natureza.


O figurino é inspirado nos povos antigos do mundo e retrata a partir dos arquétipos dos orixás uma fusão das primeiras tribos, origem de todos os povos. Confeccionado com tecidos rústicos e materiais recicláveis, a arte de Elioenai Gomes desperta para a conscientização ambiental no cotidiano, assim como a reciclagem de pensamentos e ações, por uma melhor qualidade de vida.

A coreografia de Luciano e Luciana Peixoto apresenta 16 orixás brasileiros, seus movimentos, toques e cantos sagrados em iorubá. No corpo de baile se apresentam Bianca Meireles, Suzyanne Araújo, Cely Souza, Shenia Felix, Luciana Portela, Tutu Carvalho, Elieonai Gomes, Verônica Alves, Viviane Lira, Geyson Alves, Cláudio Silva e Luan Peixoto. Participam ainda o Grupo Raízes, a cantora Débora Vieira e o Coral Voz Ativa, dirigido pelo maestro Luis Carlos Otávio.

O Auto dos Orixás 2012 acontecerá às 19h, no Ponto de Cem Reis, na capital paraibana. A participação do público é gratuita. Informações pelo telefone 87309629/ 88030786 ou pelo site www.ateliemulticultural.com.br   


Nenhum comentário:

Postar um comentário