segunda-feira, 5 de março de 2012

Ateliê Multicultural é destaque do Caderno de Cultura do Jornal Contraponto



Parte da materia de Linaldo Guedes:


      Todas as vidas são, originalmente, uma só vida. É com essa folosofia que desde 2004 um ateliê vem fazendo a diferença em João Pessoa. Trata-se do Ateliê Multicultural do artista plástico Elioenai Gomes. Originalmente criado a partir de do projeto "Reciclos - Um Caminho de Transformação", o ateliê vem movimentando a cena cultural da Paraíba a partir de sua sede, localizada na Ladeira da Borborema, no Centro Histórico de João Pessoa.
   
      Foi o projeto Reciclos que fez com que Nai Gomes percebesse a necessidade de um espaço maior para o desenvolvimento do projeto de conscientização quanto a questão do lixo e o meio ambiente, construindo objetos de artes com recicláveis sólidos buscando despertar a percepção dos apreciadores.
      "Foi também na segunda fase do projeto Reciclos que se percebeu que a questão do meio ambiente e sua preservação, não basta só reciclar o lixo externo, e sim renovar, transformar valores, pensamentos, ideias e ações por uma melhor qualidade de vida", teoriza o artista.
 
     Pode parecer meio utópico pensar desta forma, mas foi assim que surgiu a idéia de coletivar o espaço buscando alinhar todos os segmentos artísticos como ferramentas fundamentais de transformação e expansão do ser humano num só sentido. "Melhor qualidade de vida com foco no Centro Histórico e no seu processo de revitalização do Varadouro. E como morador, sou conhecedor das necessidades e de suas problemáticas. Entendo que a revitalização e preservação de patrimônio só se dão a partir do reconhecimento de seus moradores. Se faz necessário resgatar identidades, humanizá-las, incluindo-as socialmente. Daí surgiu o projeto de inclusão social dos jovens e seus familiares na cadeia produtiva do turismo local, com capacitações e oficinas de artes", comentou.
   
     Estava criado assim, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, uma instituição civil, apartidária, que desenvolve ações sócio-culturais centradas na revitalização humana dos moradores do Centro Histórico de João Pessoa.

Áreas de Atuação


Artes Plásticas
Produção Cultural
Turismo
Direitos Humanos
Educação
Cidadania
Inclusão
Música
Dança
Cinema
Teatro
Exposições
Literatura
Saúde
Capoeira
Identidade Cultural
Revitalização
Diversidade de gênero e sexualidade
Intercâmbio cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário